Neste mês, os alunos do G5 trabalharam sequência didática sobre as PEDRAS, dentro do tema NATUREZA E SOCIEDADE. Por meio de diversas atividades, as crianças percorreram um ciclo de vivências relacionadas à investigação e à descoberta.
As professoras Mari, do G5 A, e Claudia, do G5 B, iniciaram a proposta com uma roda de conversa, na atividade “O QUE SABEMOS SOBRE AS PEDRAS”. Algumas perguntas-chave resgataram o conhecimento prévio das turmas, através de questões, como: onde encontramos esses objetos? Do que são feitos? Em seguida, os alunos puderam manipular uma variedade de pedras de diferentes pesos, formas, cores, texturas e tamanhos.
Inicialmente, as crianças definiram as pedras como coloridas, duras, geladas, algumas lisas, outras ásperas.
Em outro momento, na atividade “MINHA PEDRA PREFERIDA”, as crianças voltaram a manusear as pedras e escolheram uma de sua preferência para registrarem na folha em forma de desenho.
Seguindo a proposta, na atividade “DIFERENTES TIPOS DE PEDRAS” foi sugerido que as crianças separassem as pedras de acordo com critérios de classificação, como, por exemplo, tamanho, forma, cor, peso, etc.
Envolvendo a família, foi pedido para que trouxessem para a escola alguns tipos de pedras, podendo ser pedaços de tijolos, pedra-pomes, cascalhos, etc. O objetivo era incentivar a curiosidade e a busca.
Ainda na sequência didática, agora com mais propriedade, as professoras elaboraram com os alunos uma outra lista de “DESCOBERTAS SOBRE AS PEDRAS”. Desta vez, as crianças contribuíram com mais consistência e riqueza de informações.
Para fechar este ciclo, foi realizada a proposta “MINHA PEDRA, UM PRESENTE”. Nela, as crianças fizeram arte em pedras, pintando e enfeitando uma pedra para dar a alguém de presente. Em retribuição, receberão da pessoa presenteada um bilhete de agradecimento.
Confira, abaixo, fotos da sequência didática.
G5 A:
G5 B: